Mensagem – 17/11/19

Mensagem – 17/11/19

Texto bíblico: Romanos capítulo 5

 

Uma das coisas mais difíceis de aceitar em nossas vidas é que não precisamos fazer nada para merecer o amor de Deus. É algo que não cabe no entendimento: que Deus nos ama porque ele nos ama, e não porque nós tenhamos feito algo para merecer esse amor. Ligado a isso, vem o fato de que, ao recebermos Cristo como nosso salvador, somos justificados perante Deus, ou seja, não merecemos a salvação, mas a recebemos e somos perdoados pelo sangue de Jesus. No capítulo 5 de Romanos, vemos que a justificação por meio de Jesus tem efeitos muito práticos e importantes em nossas vidas.

 

1 – Ter paz com Deus
A Palavra de Deus nos diz que Deus prova seu amor por nós pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda éramos pecadores. Ou seja, antes mesmo de termos a noção de nossos pecados, ele já nos amava. Após o recebimento de Jesus como salvador, estamos justificados, e agora não somos mais inimigos de Deus, mas temos paz com ele. Isso é maravilhoso!

2 – Ter acesso a Deus
Temos entrada garantida e acesso fácil à câmara do Rei, como diz a Palavra em Hebreus 4:16. Por isso devemos orar sempre, não como uma obrigação ou tarefa, mas como um privilégio! Deus não te recebe em seu trono de graça porque você merece, mas porque o sangue do cordeiro (Jesus) está sobre você, e todos os dias você tem acesso ao seu Rei e Pai.

3 – Viver na esperança da glória de Deus
O que quer dizer? Quer dizer que não devemos achar que nossa vida está plena porque temos uma casa, um carro, um emprego, uma família… Nosso coração deve ansiar por algo mais, algo maior: a presença de Deus viva em nossas vidas. É pela glória de Deus que vivemos e que morremos. Nossa missão e nossa paixão deve ser realizar os planos de Deus.

4 – Nos gloriarmos nas tribulações
Quando somos de Cristo, olhamos para as situações difíceis com outros olhos… As tribulações contribuem para nos fortalecer, produzir paciência, perseverança e fé. Toda pessoa salva por Jesus toma consciência do amor de Deus por si.

5 – Somos livres
Os salvos em Jesus não precisam mais da Lei. Agora andam pela graça. O que isso significa? Significa que, quando sei que sou amado pelo Senhor, não preciso que alguém me diga que não posso usar certo tipo de roupa, falar certas coisas, ou que não pode adulterar, matar ou roubar… Isso tudo se torna óbvio na vida do cristão, e ele em tudo procura agradar a seu Deus não porque tem medo do inferno, mas porque O ama.
Quando entendemos qual é nossa identidade em Cristo, entendemos que fomos feitos filhos de Deus, e que como filhos temos herança com ele. Em Êxodo 23:30 Deus faz uma promessa para Israel que também vale para nós: “pouco a pouco, os lançarei de diante de ti, até que multipliques e possuas a terra por herança”. Ou seja, pouco a pouco, a cada dia, vamos nos multiplicando, ganhamos almas, avançando o Reino de Deus, até que toda a terra seja nossa.

 

Pr. Nivaldo thé